domingo, 9 de janeiro de 2011

De como a tristeza pode ser boa

Não é à toa que grandes discos e livros foram feitos quando seus autores estavam na merda. Além de servir de inspiração, alguns estudos dizem que a tristeza aumenta sua criatividade.

Uma pesquisa da Universidade de Harvard conseguiu provar isso e como o nosso humor afeta nossa capacidade de tomar decisões depois de fazer vários testes em pessoas. Num dos testes, por exemplo, primeiro colocavam pessoas para ver filmes tristes e outras filmes alegres, para depois mostrarem fotos e fazerem perguntas. As respostas daqueles que viram os filmes mais deprês eram sempre melhores.

Um outro teste foi relacionado a mémória. Colocaram vários objetos estranhos dentro de uma loja de conveniência e depois perguntavam pras pessoas que lá estiveram se elas lembravam de tudo. Quando esse experimento era feito num dia chuvoso e cinza, as pessoas lembravam mais. Nos dias de sol a coisa era bem diferente.

Isso mostra perfeitamente, segundo um cientista de emoções lá de Harvard, essa nossa memória chata que guarda tão bem certos maus momentos. Alguns dias marcantes e tristes dos quais nós lembramos cada detalhe como se fosse um filme. Tenho que discordar um pouco com esse estudioso. É certo que guardamos memórias detalhadíssimas dos maus momentos, mas também dos dias felizes. Posso lembrar muito bem do roteiro de dias que foram importantíssimos para mim. Só acho que não guardamos muito é dos dias mais ou menos e medíocres. Uma pena que eles sejam a maioria.

Mais do estudo aqui:
http://content.ksg.harvard.edu/lernerlab/media/why_sadness_is_good.php

4 comentários:

jair disse...

não tinha pensado nisso, mas acho que concordo quando dizem que a tristeza melhora os pensamentos. só não sei o pq... talvez pq você já esta na merda mesmo (desculpe), então alguma eventual escolha pode ter um bom resultado.

e também concordo com você. momentos ruins ficam na memória por muito tempo, mas momentos felizes também.

Mari Eller disse...

mas a conclusão que dá pra chegar é: quando vão fazer um estudo sobre como diminuir a quantidade de dias medíocres?

Túlio disse...

conclusão que eu chego: é melhor se alegre que se triste, alegria é a melhor coisa que existe.

Mari Eller disse...

Vinicius é que sabia das coisas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...