sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Carne de Onça

É só quando você sai da sua cidade que você percebe que certas coisas são típicas dela. Talvez como um gaúcho que só descobre que o resto do país não fala cacetinho quando sai da República do Pampas.

Assim é com Curitiba e a famosa carne de onça, um dos meus pratos preferidos da baixa gastronomia de botecos. Como o Barreado, típico prato paranaense, a Carne de Onça é uma iguaria do underground culinário brasileiro. Famosíssima em Curitiba e totalmente desconhecida no resto do Brasil.

Para comer esse prato, em primeiro lugar você não pode ser vegetariano. Também não pode ter frescura demais porque o ingrediente básico é carne crua.

Para sua preparação, a carne deve ser moída várias vezes, não poder ter pelanca nenhuma e claro, estar extremamente fresca e limpa. Adicionando páprica, pimenta, azeite, conhaque, molho inglês, salsinha picada, cebolinha e azeite virgem você obtém a clássica Carne de Onça. Serve-se com um pãozinho ou broa e pronto. Apenas coma! Obviamente alguns lugares tem seus segredos especiais, como ovo ou sei lá o que, mas o básico é isso mesmo.

Em Curitiba, a melhor Carne de Onça que comi é da Mercearia Fantinatto, um pequeno bar da Mateus Leme. O prato lá não é só delicioso, como é preparado todo na sua frente pelo garçom. Da última vez que fui lá ele confessou que só na noite anterior tinha preparado 17 daqueles. É toda uma experiência ver como ele prepara e todo cuidado quase religioso que se tem com a carne.

Também já comi a carne de Onça do Bar do Pudim e do Distinto Cavalheiro, mas são bem inferiores. Diz a lenda que a melhor é a do Bar do Alemão e que a do Bar da Brahma também tem sua fama. Ainda tenho que degustar. Deixo uma receita básica para quem quer tentar em casa, mas não recomendo.

Depois de falar da Carne de Onça fico obrigado a escrever sobre o Rollmops, outra fina iguaria roots de boteco, mas isso é um assunto para outro post.

* nenhuma onça é assassinada para se fazer a Carne de Onça.

6 comentários:

Rodrigo Lunardon disse...

Pra mim a melhor carne de onça é o do Cantinho Árabe, pois além da broa vem um pote gigante de cebola de acompanhamento e pão sírio. A do Alemão também é boa, mas o meu problema é que exagero na mostarda marrom e depois acabo passando meio mal. Já tentei fazer em casa, ficou uma porcaria e acabei transformando em bolinho de carne. Agora vou comer a do Fantinato pra ver qualé que é. Ah, sobre a prova do TRT... se chamarem uns 1000 eu tô dentro. Foi bem?

Túlio disse...

Boa a dica do Cantino Árabe. Vou ter que comparecer lá para "estar provando".

E sobre o TRT, mandei muito mal. Fui melhor no TRE do RS. Quem sabe se chamaram 2 mil eu tô dentro hahaha.

Tiago Dutra disse...

A carne de onça do Fantinatto é a MELHOR DE CURITIBA!

Aqui em Floripa não existe, e as pessoas nem sabem o que é essa iguaria dos pinheirais.

Vivo comentando com o pessoal sobre ela, a saudade dá um aperto no coração.

Me empolguei e esse final de semana vou tentar fazer em casa.

jair disse...

nunca comi essa aí não. deve ser boa mesmo. uma vez comi a do bier hoff (no batel) e é bem boa.

Anônimo disse...

É, não precisa comentários adicionais. Melhor carne de onça da cidade de Curitiba é a do Fantinatto, ponto final!
Sempre fico me perguntando onde vai parar todo aquele azeite e sal que o cara coloca na carne, pois nunca fica salgada e nem "azeitada" demais. Gênio!
To vendo que essa semana vou ter que conferir a carninha de onça lá...

Juliano

Túlio disse...

Não sabia que essa carne de onça do Fantinatto era tão famosa! Sei que o lugar é bastante frequentando por jornalistas e outros "agitadores" culturais. hahahaha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...