quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Professor Galdino

Professor Galdino fazendo campanha no centro de Curitiba

Ontem, quarta-feira, foi o dia mais frio de Curitiba dos últimos 12 anos. Às 3h da tarde a sensação térmica na cidade era de 1º grau. Uma friaca bizarra de trincar os dentes. Quando saí do trabalho, lá pelas 7h da noite, o frio estava mais forte ainda e uma chuva chata tornava a caminhada pra casa mais dolorida ainda.

O calçadão da Rua XV estava quase deserto mas de longe dava para escutar um jingle político irritante e repetitivo: "Professor Galdinho, Professor Galdino. Quarenta e cinco zero vinte um".

Era o Professor Galdino, candidato agora a deputado estadual, dançando, pulando e falando no microfone para uma plateia imaginária. Algumas colegiais deram bola e foram até tirar uma foto com ele. Quando estava passando mais perto, ele veio até mim com uma cara simpática perguntando "E você aí, já tem material?". Acabei ganhando uns santinhos de brinde e outros materiais de campanha.

Praticamente uma celebridade trash na cidade, o Professor Galdino se tornou um mito em Curitiba em 2004 quando começou a fazer campanha para vereador. Vestido com um guarda-pó de professor e montado em sua bicicleta, ele percorria a cidade pedindo votos e falando de sustentabilidade, já que era do PV na época.

Não se elegeu dessa vez, mas em 2008 repetiu a mesma campanha e finalmente conseguiu um lugar na Câmara dos Vereadores com mais de 11 mil votos, sendo o sexto mais votado para o cargo. Gastou apenas R$420, segundo ele mesmo diz.

Curitiba de fato é uma cidade bizarra, já que no mesmo ano um presidente de torcida organizada teve uma das maiores votações e também garantiu sua vaga na assembléia municipal.

Já como político eleito, muitos escândalos e acusações de corrupção e outros deslizes foram feitos à sua pessoa. Sua mudança pro PSDB também deu o que falar. Mas digam o que digam, no dia mais frio do ano, com uma chuva que deixava o clima mais lúgubre ainda, ele estava lá saltitando como uma gazela Thompson buscando seus votos. Ah, e é o primeiro candidato que eu já sei o número já que. depois de ouvir seu jingle chiclete, é impossível esquecer o 45021.

Dá pra escutar o jingle e saber mais dele aqui: http://profgaldino.ning.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...