quinta-feira, 24 de março de 2011

Rebecca Black: ame-a ou deixe-a



Muito tem se falado nesse vídeo. Rebecca Black. Ela é produto mais bem-sucedido da Ark Music Factory, uma espécie de empresa que grava canções e vídeos para adolescentes americanos que tenham pais dispostos a pagar isso. Uma olhada rápida no portfolio da Ark revela outros vídeos bem parecidos, como Ariana Dvornik, CJ Fam (minha preferida) e Britt Rutter (que também já ultrapassou um milhão de views) e a Sara Maugaotega. Em comum as letras rasas, videoclips mega simples mas produzidos de forma ok e uma cantora com nenhuma cara de estrela.

Mas nenhuma delas é tão genial Rebecca Black, nenhuma apareceu nos jornais, virou Trending Topic no Twitter e virou parte da cultura pop mundial com milhares de remixes e versões. Por que ela bombou e as outras não?

Não sei e acho que ninguém sabe. Por favor me mostrem um exemplo de uma pessoa que planeja conscientemente passo a passo a produção de um vídeo viral que ultrapassa a casa dos 40 milhões de views. Qual o segredo? São muitos especialistas em internet, muitas tentativas de explicar e nada plausível. O fato é que as respostas e a teorias vem sempre depois que um viral explode. Mas antes dele, para criar um ainda não vi nada realmente convincente.

Só sei que a música de Rebecca, comparando com as outras coleguinhas da Ark, é a que mais escancara os clichês do pop. Um cuspe na cara de todo mundo da música. A letra é imbecil de óbvia com "Ontem foi quinta, hoje é sexta e amanhã é sábado" ou "Tenho que decidir se sento no banco da frente ou de trás do carro" mas retrata bem a vidinha média de um adolescente americano, a voz da guria é totalmente manipulada por aqueles softwares que afinam a voz e o vídeo tem efeitos tosquíssimos de efeitos especiais. Mesmo com tudo isso está a música está sendo vendida a rodo na Itunes Store. Ou seja, é ruim mas o povo tá comprando. Talvez o mundo está ficando tosco, quem sabe essa seja a resposta para muitas coisas nessa vida.

3 comentários:

Tiago Dutra disse...

Eu sou fã da Rebecca Black. Ela representa toda a anarquia que eu sempre quis pro mundo. O Marcelo Janeci e o Marcelo Camelo, do alto da sua arrogância pseudo-intelectual-brasilidade-pensadora, nunca conseguirão, juntando todos os seus vídeos do Youtube, sequer chegar perto do sucesso desta menina desafinada e espinhenta. Rebecca Black (não a criada pela Ark, mas a que ganhou significado pelas pessoas) é uma das melhores e mais atuais representações do FODA-SE, esse espírito que tanto me anima. Party yeah fun fun fun!

Túlio disse...

a lição que fica é não tenha medo de ser pop!

jair disse...

olha, ainda nao tinha pensado por esse lado. o negócio é tao ruim que chega a ser mesmo uma forma de mostrar o quanto a musica atual não é muito diferente daquilo ali. é tão horrivel que chega a ser legal. fo final, acho que o mais palha é o mano que faz uns rap no clipe... hehe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...