segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

OOPARt


OOPArt é um termo inventado por um zoólogo americano, que significa Out of Place Artifact. Basicamente refere a objetos paleontológicos ou arqueológicos que são encontrados em lugares ou épocas onde isso parecia ser impossível, seja por sua complexidade tecnológica ou por todo contexto histórico que parece não ter nada a ver.

Tem horas que a gente se sente assim, meio fora de contexto, meio fora de lugar, meio sem saber o que sentir, um verdadeiro OOPArt em Curitiba. Lugares que deveriam me divertir não me divertem, sonhos que alcancei não me completam, sentimentos que não deveriam existir mas existem. Um cacique botocudo numa baladinha moderna na cidade, um bandeirante português fazendo compras no supermercado 24hs ou quem sabe um samurai preso num congestionamento num dia de muita chuva.

Me pergunto o que a ciência ter a dizer sobre os CCNHE (Coisa correta na hora errada) ou AMPEOL (A mesma pessoa em outro lugar). Taí um campo a ser explorado e explicado.

* Minha ex-colega de trabalho Ana Laya que me apresentou os OOPARt's.

Um comentário:

Mari Eller disse...

com seu texto desassossegado lembrei do poema do Pessoa: "sou o intervalo entre o que sou e o que não sou, entre o que sonho e o que a vida fez de mim"...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...