segunda-feira, 12 de abril de 2010

Endless decadência da Briosa

Este domingo recebi uma triste mensagem por sms do meu amigo Flanders: "Acabei de voltar do Ulrico Mursa. Briosa caiu para a quarta divisão paulista". O time chegou a ganhar do Clube Força na última rodada, mas isso não foi suficiente para evitar a temível queda.

Sempre bom lembrar que em 2003 o time chegou heroicamente à semifinal do campeonato paulista. A decadência comecou em 2006, quando caiu da primeira divisão para a segunda. Desde aí foi um skydiving nas tabelas. A quarta divisão é o pior momento do clube em seus 92 anos de história e fico de verdade um pouco triste de ver um time com tanta história nessa situação.

Houve um tempo em que dizia que meu primeiro time era a Portuguesa Santista. Talvez fosse até verdade. Sabe aquela simpatia que você nutre pelos coitadinhos que sofrem, mas que às vezes se superam e fazem feitos incríveis? Era mais ou menos isso que me fazia vestir orgulhoso a camiseta da Burrinha, como também é conhecida o time.

Camiseta da Portuguesa em clássico show dos Buttertoffs

Certamente é o segundo time de qualquer pessoa que more em Santos e conheça minimamente de futebol. O Ulrico Mursa, aquele estádio pequeno no Marapé, do lado da Santa Casa de Santos, esconde muito mais história que as pessoas imaginam. O clube foi um dos que fundaram a Federação Paulista de Futebol em 1917 e ganhou a Fita Azul, uma condecoração para times que ficam invictos em excursões internacionais.

Não existe estádio onde me diverti tanto no futebol como no campo da Briosa. Foi lá que gritei insanamente num jogo contra o Palmeiras "Ô Galeano! E pega no meu cano", assim como comemorei feito imbecil gols homéricos de Tico Mineiro junto meia dúzia de gatos pingados da torcida que se intitulavam Malucos da Briosa, embaixo de uma chuvarada abissal. Também fui xingado uma vez pelo goleiro Ronaldo, que no fim de carreira jogou na equipe santista. Tudo porque levei junto com amigos uma música da banda dele, Ronaldo e os Impedidos, no mp3 para ele escutar. Chegamos do lado do alambrado e colocamos o mp3 no volume máximo para ele escutar "Eu não me lembro nem do lugar, ela me diz que eu paguei o jantar". O campo era tão pequeno e havia pouquíssima gente no estádio que ele chegou a ouvir nossa homenagem e bradou "Sai daqui pipoqueiro da &&¨%$@!#%¨(".

Não resta muita coisa e apenas obedecer ao lema da Briosa, presente até no hino do clube "E o seu lema é não desista, mais briosa a Portuguesa Santista".

2 comentários:

Juliana Bragança disse...

eu tenho uma simpatia por um time de coitadinhos! torço muuuuito pelo jabaquara! mas nunca fui a um jogo deles!

Leandro disse...

Cara, eu lembro desse dia do Ronaldo... maior chuva e a gente fazendo homenagem pra ele... e o cara xinga a gente... tah louco! uahuahuaah!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...