sexta-feira, 9 de abril de 2010

A cidade mais sustentável do mundo

Curitiba ganhou essa semana o prêmio de Cidade mais sustentável do mundo. Quem escolheu isso foi a Globe Forum, uma fundação sueca que acho que deve manjar do assunto. A capital paranaense foi escolhida de forma unânime deixando de lado candidatas como Sidney (Austrália), Malmö (Suécia), Murcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia).

Em janeiro desse ano, Curitiba ainda ganhou outro prêmio, o tal do Sustainable Transport Award, por culpa da implantação de uma linha de ônibus chamada Linha Verde. Legal né? Mas e daí?

Fico me perguntando pra que serve tudo isso e o quão real esses prêmios são. Quem ganhou foi a cidade ou a fama que ela tem?

A única diferença aqui é que o a podridão não está tão visível para os habitantes da classe-média. O rio podre e fedido não passa pelo centro, não existem favelas nas vias rápidas pros bairros e sim na periferia, os mendigos são amigavelmente remanejados para albergues longe das praças centrais e por aí vai. Uma espécie de maquiagem social.

Ok, aqui não tem barranco caindo, nem muita enchente e a prefeitura gralha quando alguém quer cortar uma árvore que está dentro do seu próprio quintal. Fora isso, alguém pode me dizer onde posso ver coisas sustentáveis no meu dia-a-dia?

Se Curitiba é modelo pro Brasil e pro mundo, nem quero imaginar como são as outras cidades.

2 comentários:

jair disse...

prá que serve tudo isso? bom, seria prá inglês ver? eu não sei tb. pode ser que isso seja valorizado pela economia estrangeira. o risco país dita a tendência sobre onde investir ou não. então esses prêmios podem ser algo que possa ser relacionado a investimentos.

eu conheço pessoalmente porquissimas outras praças, mas como a leitura nos permite fazer isso, eu acredito que a gente esteja em uma cidade modelo (do bem) para muitos outros lugares. aí concordo com você, quando diz que se aqui é modelo, imagina o que tem por aí... e tem mesmo coisas horrendas! e sim, Curitiba tem coisas dignas de prêmios. ônibus, área verde, limpeza, reciclagem do lixo, educação acredito que sejam bons exemplos de como uma metrópole pode ser.

não vejo prêmios como esses como uma glorificação de trabalhos menos ruins que outros e que servem apenas para politicagem. quem escolheu certamente sabe o que faz e que bom prá gente! ainda tem décadas de melhorias pela frente, então espero que um caneco desse não seja o ponto mais alto, mas um tapinha nas costas, dizendo que estamos no caminho certo.

um abraço!

Anônimo disse...

Túlio, você não é curitibano mesmo, e nem conhece a cidade de Curitiba, falando coisas das quais desconhece, então meu caro, eu faço esse favorzinho pra você: Primeiro, o Rio Ivo que passa pela favela das Torres vai até o centro sim, quem anda pela rua xv tá passando por cima dele, e tem também outro rio que passa pela rua visconde de nacar, a céu aberto, você nunca viu? Existe um sistema de drenagem maravilhoso aqui, por isso não temos enchentes como em SP. Segundo, Favelas existem em lugares nobres, eu moro no Jdm Botânico e tenho como vizinhos a favela das Torres, Parolin bairro de classe média alta, tem favela, e para chegar no Alphaville tem que passar pela favela da Zumbi, quer mais?...E quanto aos mendigos, eles vão para o FAS que fica no centro mesmo, na rua Cons. Laurindo, faça uma visita e doe roupas que você não use mais, assim você além de ter conhecimentos ainda faz uma boa ação. Maquiagem social existe sim no nordeste, onde tem milhões de pessoas morrendo de fome, e o governo dizendo que tudo melhorou para eles. Aqui o que existe é o que se vê! Curitiba é a primeira cidade do mundo que começou com o trabalho de reciclagem, por isso se tornou referencia, coisa que quando fui a uns 3 anos atrás para o RJ eles nem sabiam o que era lixo reciclável, fiquei sem saber o que fazer com o lixo que estava na minha mão, tudo é questão de educação e conceito, e o meu e de muitos curitibanos é o de fazer um lugar melhor para se viver! Que bom se todos fizessem o mesmo!
Boa sorte!
Mari
mguaita@uol.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...