quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tudo que sei sobre amor aprendi com João Bosco e Vinicius


Aproveitando as preparações para o show épico de João Bosco e Vinicius que irei neste sábado, fiz mais um post da série "Tudo que sei sobre o amor", o anterior foi sobre o pagode.

O sertanejo universitário esconde vários ensimentos para os corazones. Os caras só cantam sobre isso, sobre dor de cotovelo, amores que não deram certo e paixões fulminantes. Por isso, atentemos para as lições dos mestres.

1. Amor causa estrago

Arrume os destroços do terremoto que passou
Depois que você se foi a minha vida desmorou

Terremoto

É assim até no interior do Mato Grosso, esteja você usando um all star ou uma bota de cowboy. Quando aquela the-four-letter-word vem e é de verdade causa estrago, abala as estruturas. Esse ensinamento é dado por João Bosco e Vinícius na música Terremoto, onde a dupla, como sempre, está sofrendo. "O vento forte bateu em mim / Desmoronou paredes do meu sentimento". Por isso, é melhor reforçar as estruturas, colocar bastante Cimentcola Quartzolit porque é terremoto, tsunami e vendaval quando o amor vem de verdade.

2. Quem faz cu doce perde tempo

Me diz pra quê fazer tanto charminho
Tá perdendo seu tempo sem me dar carinho.
Assuma de vez que quer me amar
Quem desdenha quer comprar

Curtição.

Nem é preciso explicar as palavras dos poetas do curral universitário. A canção "Curtição" é um verdadeiro tratado contra o cu-docismo, um dos males que mais asssolam nossa sociedade atualmente. Quem o pratica só perde tempo e deixa de aproveitar bons momentos.


3. O álcool é seu melhor amigo

Ali parado tomando uma cerveja
Eu e a tristeza dividimos a mesa

O Fora

To fechando todos os butecos
E secando todos os canecos
Fiquei louco, alucinado e de tristeza

Comecei a beber
Cade você? o que é que eu fiz?
Canto, bebo e choro

A cerveja, a pinga, a cachaça e toda a série de substâncias alcóolicas se tornam seus melhores amigos nas noites de fracasso. Não é a família, não são os amigos, não é o padre, o cachorro, nem o disk-amizade. O seu melhor amigo no momento da amargura é o copo da cerveja. Não sou eu quem diz disso, mas os mestres JB & V em vários momentos da canção "O fora" e em "Canto, bebo e choro".

4. Falar é fácil.

Fácil é dizer que é fácil te esquecer,
O difícil é convencer meu coração.
Coração só vê você.

Todo mundo tem uma opinião, todo mundo diz que é fácil superar, mas o difícil é convencer o teimoso coração de que não adianta mais. É essa a grande lição de "Coração só vê você", uma verdadeira tese sobre o comportamento desse nosso músculo involuntário, que late e bate de acordo com sua própria vontade.



5. Verdadeiro amor não se faz com insistência

Parei você não pensa em mim
Só eu que corro atrás enfim
Um verdadeiro amor não faz assim
Parei não deu não agüentei
Acabou.

Hollywood nos ensina que com persistência podemos conseguir tudo. Felizmente existe João Bosco e Vinicius para nos ensinar a realidade. Em "Acabou", um verdadeiro épico onde o nosso herói fez de tudo mas de nada adiantou. Amor não se alimeta de heroísmo mas sim de cumplicidade. É a grande lição que fica dos nossos mestres do chapelão. Aquela história de "água mole em pedra dura" é coisa de cinema

6. Sentimentos podem ficar escondidos para depois voltar


Eu te encontrei de novo
Faz dois anos que tô doido

Quero todo o seu carinho
Vem amor sou dono do seu coração

Dois anos.

Tem sentimento que fica mesmo a gente dizendo que acabou. Parece que acabou, já era e que finalmente conseguimos ir pra frente, mas aí você reencontra aquela pessoa e toda aquela explosão de amor acontece de novo. Os amigos João Bosco e Vinicius nos alertam para isso, mas segundo eles isso não é nada mal, muito pelo contrário porque é lindo quando acontece.

7. Avise, mesmo que não adiante nada

Não era pra você se apaixonar
Era só pra gente ficar
Eu te avisei!
Meu bem eu te avisei
Você sabia que eu era assim

Paixão de uma noite que logo tem fim

Eu te falei meu bem eu te falei

Chora, me liga.

Avise das suas intenções, mesmo que não adiante nada e a pessoa pire errado. Essa é a grande lição de "Chora, me liga", canção que é top 10 na Argentina e Paraguai nessa cruzada sertaneja mercosul de João Bosco e Vinicius. Nessa relato, uma metáfora crua e visceral dos relacionamentos atuais, os poetas contam um caso de alguém que não queria nada sério, avisou disso, mas mesmo assim não pode evitar que a sarna grudasse neles. Eles só queriam curtir a vida, o timing não era apropriado para a paixão, mas mesmo assim a moça se apaixonou. Avise, porque pelo menos no final você vai poder ter o prazer de dizer "Eu te avisei. Meu bem, eu te avisei".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...