terça-feira, 21 de setembro de 2010

Triste Voto

Dá uma deprê mesmo essa época de eleições no Brasil. Dá vontade até de voltar pra Argentina e fugir desse circo bizarro que são as eleições. Mas aí lembro que lá nem conseguir resolver o problema da falta de moedas eles conseguem. Fica difícil.

Aqui em Curitiba mora na Avenida que está o Palácio do Governador, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. É o que eles chamam de Centro Cívico. Diariamente dezenas de pessoas estão nas calçadas segurando bandeiras dos candidatos ou cartazes gigantes. Se você analisar assim de longe até que é bonito. A rua movimentada, aquele clima de eleição, a festa da democracia e blablablá.

Pena que não é assim. Essas pessoas estão ali em troco de 30, 40 reais por dia e bandeiram candidatos por causa desse dinheiro. Outro dia até ouvi um papo entre duas pessoas de bandeiras adversárias "Ahh, amanhã vou tentar pegar a bandeira da Gleisi (candidata a senadora) porque paga melhor". Até no mercado eleitoral existe ambição e crescimento profissional!

E claro, tem o fenômeno Tiririca que eu ainda nem sei o que pensar. Muitos dizem que ele zomba da democracia, que é um babaca e que o povo é mais idiota ainda porque vai colocar um imbecil em Brasília. Mas assistindo sua propaganda política, não consigo deixar de pensar que ele sim está tirando sarro porque é tudo verdade. Realmente seu slogan tem tudo a ver: Pior que tá não fica. Ele tira sarro até dos políticos que levam a família pro horário político e todos se identificam com isso. Não importa o discurso do candidato, não importa nada. A vitória dele é a total descrença do brasileiro com esse sistema e uma mensagem muito clara "Vamos eleger um palhaço mór para estar aí no meio de vocês". E claro, se tem uma coisa que o Tiririca faz bem é ser honesto. Ele é um sem noção que não sabe nada do processo legislativo e não está inventando discursos e grandes planos escondendo isso. E se os outros candidatos fosse assim, extremamente verdadeiros?

Tiririca e a família



Tiririca Abestado

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...